Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010



Hoje teremos uma puxada até Tres Cerros. Segundo informaçao de um brasileiro que conhecemos no hotel, há um caminho alternativo (Ruta 9) que poupa 300 km para la chegar, assim nao precisaria descer até perto de Rio Galegos e subir ao norte. Assim, para garantir, na saída da cidade perguntamos a um policial como estava a Ruta 9. Ele foi categorico: nao vao! Mas, como bons brasileiros, quando estavamos perante o desvio para essa ruta, resolvemos perguntar a um motorista argentino qual as condiçoes da Ruta, sendo que este disse que a estrada estava boa. Ingressamos nela. Fui por uns 100 metros e parei, avisando aos companheiros que ali eu nao me meteria; era horrivel! Eles entao continuaram e eu fui pelo trajeto mais longo. Combinamos um local (posto de combustível em Piedra Buena) para se encontrar; quem chegasse primeiro deveria aguardar. Considerando a possibilidade (segundo a informação) de que o ripio que pegaram estivesse bom, os companheiros chegariam antes. Assim, para nao " me" esperarem muito, acelerei o máximo possivel, embora o perigo dos ventos. Cheguei as 12:40 horas no posto. Ninguem estava la. Perguntei ao frentista sobre 3 motociclistas brasileiros, e ele respondeu que tinham passado. Dai um senhor veio a mim e disse que encontrou os meus amigos nessa Ruta 9, e que estavam tendo problemas, mas achava que nao demorariam muito. Esperei por 4 horas! quando entao chegaram. Eles somente conseguiram andar 30 km, sob maus lençois! e retornaram para o percurso mais longo. O ripio, quando está alto e solto, para motos nao vai bem! Dali fomos a Tres Cerros, abastecemos, lubrificamos as correntes e ficamos(novamente) no mesmo hotel e quarto da outra vez. Nesse hotel estavam 3 paulistas indo para Ushuaia, sendo que um deles ( de V-Strom) foi jogado para fora da estrada por uma rajada de vento, isso proximo a cidade de San Antonio Oeste, se ralando um pouco e estragando algumas partes da moto. Realmente, o vento por esses milhares de quilometros castiga e coloca em risco os pilotos e suas maquinas. Outro perigo constante na Patagônia Argentina são os guanacos, animais selvagens que vivem em bandos e se atravessam na pista, ocasionando muitos acidentes. À noite o perigo é maior. Todo cuidado é pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário