Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

sábado, 23 de janeiro de 2010

Resumo da viagem e Dicas

Total de tempo de viagem: 14 dias
Total de quilometragem percorrida: 9.580 km
Total de combustível gasto: 585 litros
Média de consumo combustível: 16,37 km/l
Melhor média de consumo: 22,6 km/l, na volta, entre Piedra Buena a Puerto San Julian.
Pior média de consumo: 12,7 km/l, na ida, entre Viedna e San Antonio Oeste.
Gasto médio por dia(hotel, refeições, combustível, ingressos, etc): US$ 110,00.
Moto utilizada: Varadero XL 1000

OBS: a) O consumo de combustível, nessa região, depende, em muito, dos fatores vento e velocidade, e como se pilota na combinação dos mesmos.
b) É possível diminuir o gasto diário para US$ 90,00/100,00 numa viagem dessas. Mas cuidado, também é muito possível aumentar essa média!
c) Efetivar câmbio na entrada da Argentina é recomendável, fazendo uma projeção de gasto pelo tempo/dia que permanecer em território argentino. Além dos pesos, é sempre bom ter também parte em dólares.
d) Usar um jogo de pneus novos, pois o desgaste é grande. Utilizei o pneu Michelin, modelo Anakee II, o qual se mostrou excelente. Para comparar, rodei com ele mais que o original - Bridgestone -, e suas condições de uso ainda estão melhores.
e) Não é necessário levar muita roupa (no máximo para 4 trocas); esteja preparado apenas para o frio e chuva. Mantenha espaço nas maletas, porque sempre poderá haver algo no caminho para guardar, além de facilitar o manuseio. Lavar a roupa de baixo(camiseta, cueca e meia) se faz sempre que as condições no hotel permitirem. Usar a mesma roupa, dependendo das condições, não é incomum.
f) A preocupação maior, sempre, deve ser em relação à moto (ferramentas, sobressalentes, conserto de pneu, etc.), pois ela é que te levará ao destino, e o fará retornar.
g) Usei nessa viagem aquecedor de manoplas; foi fácil de instalar e muito útil. Recomendo esse item para a moto, como também um descansa punho do acelerador(é uma simples peça plástica, de fácil instalação, muito útil nas longas distâncias).
h) Embora para ir a Ushuaia não há necessidade de um GPS, eis que praticamente é uma reta só (Ruta 3), levei um GPS simples que me ajudou nas grandes cidades, e para ter sempre a noção dos pontos cardeais e saber melhor sobre a direção do vento. Isso ajudou na forma de imprimir a melhor velocidade.

2 comentários:

  1. mto bem paizinhu... agora eh esperar pela proxima aventura... eita paizao esse!!! beijos

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  2. luis,

    bom saber que tudo deu certo, gostei de ter participado no início e saber que tudo foi bem, parabéns pela organização e persistência no trajeto. Abraços do Pedro Carmona e Cláudia.

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