Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia 10 - Tabacundo/EQ a Popayan/CO




O hostal dessa noite é bom e bom café, tomei café antes de sair, que é um pouco raro. Saímos as 07:45hs, e chegamos em Popayan, Colombia, as 20:00hs. Apenas 533 km rodados, e sofridos. Saudades do Equador, excelente país para visitar. Chegamos na aduana por volta das 11:30hs, e foi tudo rápido, pouca gente, bem organizado, +- 1 hora. Para dar entrada da moto na Colombia, devemos entregar fotocópia do passaporte e do documento da moto. Eu já tenho várias cópias comigo para esses casos. Encontramos na aduana um motociclista da Colombia que havíamos  nos cruzado pelo caminho, conversamos   e fomos visitar uma igreja (La Lacha) que era perto. Fomos apenas até o mirante, o que já se apresentava bonito. Partimos para Popayan, numa estrada no meio das montanhas, e cheias de curvas (nos últimos dias é só isso que vemos pela frente), alternando trechos bons, médios e ruins de asfalto. A paisagem é estonteante, pois há penhascos enormes e altas montanhas. A gente ou está subindo, ou descendo as montanhas, Praticamente não consegui tirar fotos dos lugares mais bonitos, pois não há acostamento. Devemos ter cuidado por ter tantas curvas, e muito movimento de caminhões, a maioria queimando óleo. Levamos 12 horas para fazer esse trajeto, dificilmente engatei a sexta marcha, Hoje foi a pior média rodada, por todos esses problemas. A gente fica muito tenso, porque se acelera forte (quando tem 100 metros de linha reta), freia-se muito, engole-se fumaça dos veículos movido a diesel e/ou querosene, e ainda tenho que olhar para essa natureza exuberante. Viajamos à noite, coisa que não gostamos, mas era melhor do que ficar pelo caminho, em algum vilarejo entre essas montanhas da Colombia. A temperatura variou de 13C a 37C, Na Colombia as coisas são muito caras, entre 2 ou 3 vezes o nosso custo. Um dolar vale 2.200 pesos colombianos.Logo na chegada na cidade de Popayan, tivemos a recepção da sirena da policia de moto atras de algum"esperto". Há, por todos os lugares, e também nos povoados por que passamos, a presença dos militares. Logo que chegamos abastecemos as motos (custo de 3 vezes mais que o Equador), e quase ao lado ficamos num hostal, muito legal - Hostal Toledo -, em que o dono é motociclista (tem uma ST1200), ao preço de US$ 18,00. Na Colombia o dolar é pouco aceito  no comercio em geral. Aqui é o peso colombiano. Por questão de segurança (o hostal não tem estacionamento), colocamos (novamente) as motos na recepção do hostal. Virou mania, agora, Acho que amanhã chegaremos em Bogotá, se as curvas permitirem. Já estou um dia de atraso na minha programação.

2 comentários:

  1. Bom dia !
    Visitei (Google Maps)os trechos após a aduana Equador /Colômbia e deu para perceber que as condições no geral dariam uma piorada,mas aí é que entra as horas de "voo" de vocês (que não são poucas ) para administrar com a paciência necessária (que somente os graduados tem) e seguir em frente .
    Acompanhando vocês desde o início , fiquei com a impressão que a Colômbia é o ponto de atenção da rota na América do Sul , ou não ?
    Hoje se Deus quiser estarão em Bogotá para dar início a America Central e nós aqui firme na garupa continuamos viajando com vocês ! Obrigado aos dois por nos proporcionar esta emoção !
    Um Abraço e sigam com Deus !

    ResponderExcluir