Dakar - Paso San Francisco

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Neste segundo dia de turismo/aventura no Deserto de Atacama,com saída as 08:00 horas, fomos visitar a grande salina (Salar do Atacama) onde vivem os flamingos. São muito lindos e não se assustam com a presença dos turistas, mesmo porque permanecem onde estão seus alimentos: os crustáceos. De um lado da trilha por onde caminhamos predominam os flamingos andinos, e do outro os chilenos, com pouquíssima diferença entre eles. Há neste local forte cheiro de enxofre. Depois seguimos viagem até as lagunas. Nesse trajeto paramos num pueblo, que serve um apetitoso almoço, um pão maravilhoso, ou melhor, dos Deuses, e a comida preparada com produtos da região. Tudo muito saboroso e incluído no pacote. A observação fica apenas pelo suco que é industrializado.
Chegamos às Lagunas Miscanti e Miniques, uma vista imperdível. Nesses parques se paga um ingresso, que vale o quanto se paga. Há mudança de temperatura. Fazia muito frio, apesar do sol. A paisagem é linda e emocionante, onde se misturam e se completam a areia do deserto,com o azul-esverdeado das lagunas e o céu, este sempre azul. Segundo nosso guia Sebastian, nesse local das lagunas há energias dos povos que ali já viveram. E também nos informou de que a separação das lagunas acorreu durante um terremoto, a milhares de anos. Estar ali leva as pessoas a refletir, transmitindo muita paz e harmonia.
Vivem ali pássaros nativos e as vicunhas, que se alimentam de pasto bravo. Isto é tão importante, que o passeio é limitado a uma certa distância, para que os turistas não pisoteiem este pasto.
Mesmo não querendo sair deste lugar maravilhoso, seguimos viagem até Quebrada de Jere, que é uma fenda a qual possui um curso de água(pequeno rio), vindo das montanhas, e vasta vegetação, com frutas e outros tipos de alimentos, totalmente agriculturável. As cercanias sobrevivem desse oásis. A gente fica impressionado com o verde que ali existe, quase que impossível de ser verdade, não fosse este filete de água que ali corre. O som desta água correndo é tão intenso que chega a parecer musica para nossos ouvidos.
E é com este som que me despeço e continuo a afirmar, fecho este passeio com chave de ouro, e deixo como uma bela sugestão para que as pessoas façam sempre estes passeios; eles são imperdíveis. No retorno, passamos no marco oficial e exato do Trópico de Capricórnio, este em meio a uma infinidade de pedras sobre-postas, estas com significado espiritual, mas também para designar "família" que ali habitavam, e ainda, à época dos incas, serviam para demarcar caminhos e direções.
Quando voltamos a SPA, já ao anoitecer, recebemos a visita do amigo do Luis – Luis Paulo, apelidado de Indiana Jones – no nosso hotel. Ele havia em 2008 viajado parte do percurso com o Luis para esta maravilhosa cidade de San Pedro de Atacama. Passamos o "ano novo" num bar ao lado do hotel, com temperatura um tanto baixa(+- 8/10 graus), aquecidos e iluminados pelo fogo no local, com um jantar magnífico regado por bebidas à vontade (tudo por U$ 50,00 cada).
Dica importante para todos os passeios: levem uma pequena mochila, protetor solar, protetor labial, chapéu, um agasalho(incrível, pois também faz frio no deserto em pleno dia) e água. Um botina será sempre melhor que tênis, pois servirá para qualquer situação. Amanha seguiremos em direção ao Peru. Feliz 2011 a todos!

1. E aí amigão. Estamos eu e a Tati lendo as narrativas de vcs e loucos de inveja (sadia, é claro). Acho que a Tati está começando a se animar a colocar um capacete e embarcar na garupa da moto. Quem sabe.
    Estamos muito felizes de ver vcs curtirem a viajem. Ah, aproveitando a oportunidade, um Feliz 2011 e que possamos viajar juntos em breve.
    Com certeza vamos acompanhar a sua jornada. Por favor continuem escrevendo e narrando as maravilhas encontradas aí.