Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Esquel - 04/01/2012








Saí de Los Antiguos-AR pelas 09:30 hs, chegando em Esquel-AR as 20:00 horas, num percurso total de 600 km rodados no dia. Temperatura inicial de 16 graus, e a maior foi de 35 graus. Sol, porém durante um pouco tempo ficou nublado para a direção que ia, mas depois veio forte o sol. De Los Antiguos até Rio Mayo, próxima “cidade”, dista 191 km, local onde tem combustível e almoço (comi bem). A paisagem até aí não muda, como será daqui pra frente na grande parte, pois estou na patagônia. O que varia são trechos com mais aridez, outros com um pouco de verde, rasteiro. É o deserto patagônico. Os primeiros 145 km são asfalto, depois vem a famosa Ruta 40 (46 km) até chegar em Rio Mayo. Essa fama faz jus à Ruta 40, pois peguei rípio péssimo e perigoso, ruim e regular, novamente em 2 e 3 marcha. Abasteci a moto, e depoius, no restaurante, encontrei 4 casais de Brasilia, que estão viajando de camionetas a Ushuaia. Partindo de Rio Mayo, cheguei em Gobernador Costa, distante 231 km, tudo asfalto daqui pra frente. Tirei poucas fotos. No posto de combustível em Gobernador Costa encontrei dois motociclistas de Timbó-SC, na fila para abastecer, e iam para Ushuaia. Depois de Gobernador Costa o deserto patagônico começa a mudar, ficando mais bonito, uma vez que o sol e sombras sobre as colinas, já mais verdes, formam um boa paisagem. Com estrrada boa, é só acelerar. Cheguei em Esquel, depois de 178km. Logo antes da entrada da cidade já havia fila no posto da Petrobrás. Como não achei muito grande, aproveitei e participei da fila. Não é sempre, mas às vezes eu tenho sorte: fui o último veículo a abastecer, e daí terminou o combustível no posto. Atrás de mim tinham muitos carros, inclusive 3 motos. Fui conversar com esse pessoal das motos(Rui, Nelson e Marcio, todos de Jardim-MS), e então acompanhei eles até o centro, indicando a eles um hotel que iria ficar hospedado (Hotel Sur Sur, o qual recomendo, a US$ 50,00, cujos donos são motociclistas bem rodados). Enquanto eles ficavam na fila, fiquei acompanhando o “avanço” à pé, cerca de uma hora. Fomos depois todos jantar, e bem (comi uma truta no capricho!). Esquel é a cidade que passei na ida, pouco antes de atravessar a fronteira para o Chile. Nesse trajeto, ajudei um senhor e sua esposa (chilenos) a trocar o pneu furado da camionete, pois ele (já de certa idade) não conseguia. Fiz minha boa ação do dia. Amanhã sigo para Junin de los Andes. Boa noite atrasada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário