Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Junin de Los Andes -- AR - 05/01/2012











Desolação. Incrível o que o vulcão está fazendo com toda esta região. Vou iniciar por esta parte triste. Para quem conhece Vila La Angostura, antes charmosa, bonita, tipo Gramado/RS, agora está irreconhecível. Tudo está um pó cinza; as árvores sem vida, sem cor. Há um ar sinistro. O horizonte está enuviado. Muitas lojas ou comércio estão fechados. Sim, muito desolador. Optei por esse caminho para ver a extensão do sofrimento das pessoas causado pelas cinzas vulcânicas. Tudo e todos ficam cobertos de cinza, inclusive eu. Segui também pela região dos 7 lagos, outrora linda (conhecia por fotos), agora quase morta. Alguns campings ainda insistem em ficar abertos. Saindo de Villa La Angostura em direção a Junin de Los Andes, há apenas 40 km não asfaltado, mas em obras, com o rípio bem transitável. Pude apreciar pouco a paisagem (se é que posso chamar assim). Passei por San Martim de Los Andes que, apesar de sofrer também com os efeitos do vulcão, me pareceu (apesar das cinzas e pó que está por todo lugar), bem estruturada e aprazível; é cidade turística e estava com relativo movimento. Porém, onde estou – Junin de Los Andes -, não me agradou. Poucas opções boas de hotel ou restaurante, tudo um tanto descuidado, sendo a maioria das ruas de ripio. Entretanto, possui um pequeno rio que é muito bonito e limpo, por onde eu caminhei em suas águas transparentes, com fundo em cascalhos. O turismo desta cidade 'e a pesca. A hosteria que estou é meia-boca (como todas, já que havia passado em duas antes), mas tem um pátio muito bonito com os fundos para um dos braços desse rio. No quarto não tenho televisão, e o “banho” (banheiro) é compartido, assim o preço ficou em “só” US$ 35,00. Bom, vamos para o inicio. Saí de Esquel as 08:45 hs, e cheguei em Junin as 19:10. Hoje foi o dia que mais suei, cuja temperatura máxima ficou em 41 graus. Abastecimento por esta região continua precário, em quase todas as cidades. Por isso, sempre que se tiver oportunidade, melhor abastecer. Fiz isso em El Hoyo (152 km), depois Villa Angostura(218 km,e Junin (150), totalizando hoje 520 km rodados. Vim um pouco mais rápido, parando menos para fotografar, porque era o mesmo trajeto da ida, o que curti legal, pois as paisagens, até Bariloche, não estavam muito afetadas pelo vulcão. Gostaria de amanhã ver o Vulcão Lanin, mas acho que não vai dar, pois seria um deslocamento de 160 km ida e volta, e a quase certeza de não poder enxergar, ou enxergar pouco, por causa dxo enuviado das cinzas de seu primo-irmão. Para compensar o dia, quando estava chegando a Junin, vi uma criança brincando no rio com seu pai. Parei a moto e fui lá tirar fotos. Isso valeu o dia! Perguntei para a mae da crianca sobre o problema do vulcao, ao que ela respondeu " tiemos que convivir". Vou pilotar amanhã até cansar, e daí parar, pois as distâncias são grandes entre as cidades. Até agora o comportamento da moto está excepcional, e ainda estou rodando com os pneus com taco (não sei se o pneu traseiro agüenta até Lajeado, acho que não. Ah... passei novamente em Bariloche para conferir os pneus com o Sr.Felix. A internet aqui é lenta, e WIFI pega somente na recepção da hosteria.

Um comentário:

  1. Desoladoras as imagens mesmo...sabia que estava assim pois vi uma reportagem há alguns dias atrás, mas não dava para ter essa dimensão.
    Maira

    ResponderExcluir