Dakar - Paso San Francisco

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terça-feira, 12 de maio de 2015

Dia 14 - Panamá/PA

Dia de liberar a moto no Panamá. Saímos do hostal que chegamos na madrugada (Hostal Express II, U$S 36,00) as 08:00, e chegamos no Terminal de Cargas do Aeroporto Tucumen as 08:30hs. Calor de 37 graus, quente e úmido. A liberação demorou menos de 3 horas,  saímos da Aduna pelas 11:00, todos atenciosos. Pegamos as motos e fomos abastecer logo (andamos por uns 12 km ainda). Depois fomos em direção ao centro, a  maior  parte em pista dupla (panamericana). Se vai chegando e se vê que é outro mundo. Nas rodovias panamenhas moto também paga pedário. Compramos uma "tarjeta" por US$ 13,00 para passar por vários pedágios(até esgotar o valor).  Chegamos ainda de manha na BMW, perto do meio-dia, e fomos prontamente atendidos. O responsável pelas motos é o técnico Hector Guerra, que, além de atencioso, entende muito de moto. Nos explicou algumas dúvidas. As motos são de imediato lavadas, para depois iniciar os serviços. Custo total da minha: US$ 202,00, o que achei razoável, dentro das circunstâncias. Enquanto faziam as revisões, fomos passear de taxi (aqui uma constatação: andar de taxi é o custo mais alto no Panamá, pois  hoteis, comida e combustível estão nos nossos padrões). Visitamos o Canal do Panamá, obra interessantíssima! depois fomos curtir um ar condicionado e almoço num Shopping próximo da BMW. Devo registra o atendimento excepcional da equipe da BMW, de fazer inveja às do Brasil. Resolvemos ficar na cidade do Panamá, pois já era 17:00 horas. Movimento intenso de veículos nessa hora, fizemos +- 2,7km em 1a. marcha, para encontrar o Hotel El Parador (US$ 55,00) que é bom. A cidade do Panamá é muito bonita e moderna, com vários aranha-céus. Tentarei também resumir os passos para a liberação da moto: 1) Ir na empresa Tabosa, parceira da Air Cargo Pack, no Terminal de Cargas, próximo ao aeroporto Tucumen, do Panamá. 2) Entregar o documento do transporte aéreo, passaporte e da moto, num guiche dessa empresa. 3) Pagar uma taxa de US$ 36,50 nesse guiche. Esse documento de transporte aéreo écarimbado, e devemos então levar esse documento na Aduana para serem colocados 3 selos (carimbos), um  em cada  respectivo setor (um ao lado do outro), e daí devemos retornar àquele guinhe da empresa com todos os carimbos aplicados. Até aqui a tramitação foi rapidíssima. 4) A moto é liberada pela empresa e recebemos esses documentos para que devemos efetivar a entrada da moto no Panamá, que fica num prédío  pequeno logo na entrada desse compelxo aduaneiro. 5) Lá chegando, apresentamos o passaporte, o documento da moto e esse cheio de carimbos. 6) Uma mulher (simpática, de idade avançada, que quase é mais larga que alta, cujos movimentos de levantar e sentar, ou digitar no computador, lembram a rapidez de uma tartaruga)




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