Dakar - Paso San Francisco

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dia 15 - Panamá/PA a Neily/CR

Saída não complicada do hotel, as 08:45hs, com 34,5 graus. Trânsito normal pelas rodovias. A "tarjeta"comprada ontem não serve para as outras rodovias, portanto, não comprem a "tarjeta", mas paguem cada pedágio individual. Marchamos com US$ 10,00. Os primeiros 100 e poucos kms foram em autopista. Mas depois foram + de 300km de estrada simples, em obras. Demorou demais. Paisagens um pouco monótonas, árvores médias e pequenas dos dois lados da pista, muito quente, tempo encoberto com sol, chegando a temperatura em 39 graus.Há, em vários locais pelo caminho, paineis de foto de um policial com um radar; de longe parece verdade e se diminui a velocidade... mas as vezes é verdade! Quem puder sair da cidade do Panamá até as 16:30hs, , vale a pena se hospedar no caminho, pois há várias praias e povoados com boa estrutura, e mais baratas. Esse anda/para nos atrasou 1,5 hs, eis que estão fazendo mais uma pista e reformando a simples. Chegamos na Aduana pelas 17hs e pouco, depois da chuva que por lá passou.Resumo dos procedimentos das aduanas: 1) Logo na chegada um "atravessador, com crachá,  já se prontificou a nos orientar e acompanhar nos trâmites. Valeu a pena a agilização, ao custo não fixo de US$ 10,00. 2) Devemos estacionar as motos debaixo da cobertura da aduana do Panamá. 3) Dirigir-se ao guiche da saída da moto, apresentar o passaporte e o documento de entrada da moto. A mulher coloca um carimbo e nos manda pegar a assinatura de um fiscal nesse carimbo, o qual deveria fazer a vistoria da moto (não fez, pois o "atravessador"intercedeu. Assinado o documento, retornamos ao guiche de saída e entregamos esse documento à funcionária, que fica com ele e nos manda para a saída pessoal. 4) Assim, fomos ao guiche de saída pessoal, e apresentamos o passaporte para carimbarem a saída. Pronto, liberados do Panamá. Atenção: o funcionário nos alerta e pede para mostrarmos o Certificado de Vacinação, pois é exigência na Costa Rica. 5) Finalizada a aduana do Panamá, fomos com as motos, e o atravessador, para a aduana da Costa Rica, adiante uns 500metros. (OBS: logo que se sai da aduana do Panamá, é uma confusão só, parecendo aquelas bagunças do Paraguai). 6) O a"atravessador" nos indica o local que primeiro devemos fazer a fumigação das motos, e depois vamos no prédio da aduana e ele nos entrega um documento para preencher. Com esse documento e o passaporte, fomos ao guiche de entrada na Costa Rica, que também pedem para mostrar o Certificado de Vacinação. 7) Após efetivada a entrada no passaporte, tivemos que fazer o seguro obrigatório para veículos entrangeiros, no guiche ao lado (US$ 25,00). 8) Atenção: para dar entrada da moto, é necessário as seguintes cópias (e originais) dos documentos - passaporte das páginas de identificação, passaporte da página que contém o carimbo de entrada na Costa Rica; documento da moto; e do seguro que se fez há pouco. As fotocópias podem ser tiradas do outro lado  da rua.  9) Com esses  documentos na mão, se vai na sala (ufa, tem ar condicionado!) de entrada de veículos, logo ao lado. Preenchemos alguns documentos que nos fornecem, e entregamos toda essa documentação solicitada. 10) O atendente emite um documento de entrada da moto (o qual devemos guardar para a saída), vistoria a moto, e nos entrega esse documento.. Pronto. Importante: quem pretende retornar pela Costa Rica, deverá, quando sair, solicitar na aduana que faça o registro de saída como SUSPENSA, e não definitiva, senão depois que sair não poderá reingressar pelo período de 3 meses. Todo a parte de aduana, até a fase do seguro e entrada da moto na Costa Rica, foi muito rápido. Nesse dois últimos demorou um pouco,.Mas no total, levamos menos que 1,5 hs. Liberados, fomos à primeira cidade - Neily - para procurar hotel, Fica a +- 30 km da fronteira, por uma estrada cheia se remendos e mal sinalizada; e já é noite. Na procura de hotel, conseguimos nos perder, mas pouco depois  de curtirmos uma sauna em cima da moto, nos encontramos. Nos hospedamos no Hotel Wilson P, simples e limpo (US$ 26,00), mas com banho frio.