Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

sábado, 16 de maio de 2015

Dia 18 - San Miguel/ES a Santa Ana/ES





Andei pouco, uns 230 km. Resolvi descansar melhor em Santa Ana, cidade de médio porte, bem estruturada, e próxima a duas das fronteiras com Guatemala. Amanha escolho por qual vou passar. Estradas muito boas, bem sinalizadas, todas arborizadas, com muitas árvores grandes que cobrem a pista fazendo sombra para aliviar o calor de 36 graus, e haviam inúmeros túneis de árvores, formando agradável cenário para pilotar. Achei muito legal os ônibus dessa região central da América, todos muito coloridos, e com mensagens religiosas. Tomar água de coco com esse calor, reanima muito a pilotagem, melhor que água.Aqui em El Salvador há muita delinquência juvenil, mas o povo e o ambiente pelo qual circulei é disparadamente melhor que Honduras. As rodovias são limpas, e muitos quilometros antes da capital - San Salvador - começam as autopistas. Se sai de uma, e ingressa em outra, tudo em harmonia. Não enfrentei trânsito intenso, fácil condução, mesmo porque me chamou a atenção que aqui os motoristas são mais cautelosos, do que aqueles que vinha enfrentando desde o Peru. Me agradou positivamente viajar por El Salvador, o que confirmou ter sido boa a opção de ingressar neste país, do que fazer a volta unicamente por Honduras (que horror!). Num dos viadutos próximo à capital, quase indo em direção ao centro, me enganei de via e daí logo parei numa "gasolineira"para pedir informações. Nisso uma senhora ouviu e disse para segui-la, já que ia até Santa Ana. Daí foi fácil e rápido, sem ter ingressado no centro de San Salvador.É o velho ditado:"Há males que vem para o bem". Quando estava chegando na cidade de Santa Ana, uns 7/8 casais de motociclistas estavam saindo, todos brasileiros. E no hotel que estou - Hotel Tolpeka, US$ 53,00 - hoje de manha saiu daqui também um motociclista brasileiro, que vai ao Alaska. Estou indo devagar, e espero noticia do Marcelo para saber onde já está. Aproveitei a parada antecipada e mandei lavar a roupa de cordura (já tava na hora) aqui mesmo no hotel, rápidos e eficientes, e esta foi a melhor conexão de internet ( e o meu Net até funcionou). Nos últimos dias não tenho filmado, para não chamar a atenção com a filmadora instalada na moto, principalmente nas aduanas. Agora quando me pus a atualizar o blog, me atirei na piscina para refrescar. Sopra uma leve brisa,, sem aquele vento quente do dia. Hoje faço 34 anos de casados com a Vera, minha fiel companheira desses e tantos outros mais anos, mãe de minhas amadas filhas - Thaisa e Nathalie;  parabéns para nós! Amo vocês!

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar ,boa noite e parabéns pelo aniversário de casamento !
    Estou acompanhando a viagem de vocês desde o início, então vou de dar notícias do Marcelo , o mesmo vem tocando e está na fronteira da Nicarágua Honduras A +- uns 390 Km de ti .Realmente pelas fotos parece que a viagem ficou mais aprazível em El Salvador . Boa viagem ,sigam com Deus ! Ah, continuamos acompanhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Possivelmente farei aduana por Ahuachapan/ES, e vou me dirigir pela Guatemala um pouco pelo sul, para fazer a aduana próximo a Malacatan(ES), que suponho será para ingressar no México, em Tapachula.

      Excluir
    2. A ruta CA 2 lhe leva direto a Malacatán,neste caso talvez fosse interessante considerar a possibilidade de fazer a aduana para Guatemala por La Hachadura,com um aumento de +- 2 Km .São +- 434 por Ahuachapan-ES(somente asfalto) contra 436 Km por La Hachadura

      Excluir