Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

domingo, 17 de maio de 2015

Dia 19 - Santa Ana/ES a Tapachula/MX






Viva MÉXICO! Sim, já estou no México, na cidade de Tapachula. Cheguei pelas 18:40 hs. Quando parti de Santa Ana estava um pouco receoso pensando na Guatemala. Mas isso foi se  dissipando à medida que avançava. A estrada estava boa até a aduana. Optei por fazer pela aduana de AHUACHAPAN, que me disseram ser mais tranquila. E era verdade. Ela fica localizado no meio das montanhas, cercada de mato e, do outro lado, atravessando a ponte de um rio, a aduana da Guatemala.  O atendimento de saída foi rápido (só estava eu), demorando apenas (isso é normal) para a liberação da moto. Na aduana da Guatemala tambem foi rapido (novamente so estava eu). Estava pronto de ambas aduanas em torno de 1 hora. Fiquei um pouco assustado quando o guarda da aduana de El Salvador me disse para me cuidar na Guatemala, que h'a muita bandidagem, Logo quando se passa a aduana, realmente assusta. Mas uns 500 metros depois isso nao mais preocupava. Logo em seguida parei numa " blitz"  da policia (ela esta, junto com o  exercito, presente nas rodovias), tudo certo, segui viagem. A Guatemala 'e um pais muito pobre, e nessa regi~ao predomina o minifundio de agricultura e pecuaria, ou seja, 'e uma regiao rural. As  estradas estavam muito boas, com raros lugares que havia algum desgaste. Andei por uns 200 kms por entre montanhas, fazendo curvas suaves, muito verde, e pouquissimo movimento de veiculos. Depois, mais perto do mar, alem de esquentar mais, o movimento comecou a ser maior,e as estradas nao estavam tao boas , principalmente quando passava por dentro dos povoados, o que dai trancava. Me senti bem hoje ao pilotar. Gostei da Guatemala. Fiz a aduana de saida da Guatemala, muito rapida (so estava eu, novamente). Porem, quanto a saida da moto, me deram duas opcoes: uma, que se desse a sa'ida definitiva da moto, nao poderia mais retornar com ela  por 3 meses; outra, que se desse a saida provisoria, deveria retornar antes de terminar o prazo sob pena de multa de importacao,  aplicavel quando alguma vez eu retornar a Guatemala. Como nao sei se retornarei pela A. Central, optei pela definitiva. Se retornar, verei como fazer. Na aduana do 'exico, fiz   na cidade de Hidalgo, feia e nada inspiradora para um " pernoite". No Mexico 'e bem estruturado, moderno, onde nessa aduana fiz apenas o ingresso pessoal (carimbo no passaporte), sendo que a da moto necessita fazer um " permisso" , e pagar uma taxa de US$ 400,00. Isso  nao e feito nessa aduana, mas na da cidade de HUIXTLA. Esse valor e devolvido quando eu der a saida da moto.Entrando no Mexico, ja se percebe um outro mundo, mas organizado, amplas estradas, apoio de combustivel e alimentos. Estou no Hotel San Francisco, US$ 61,00, o que ja se percebe que comecou um custo maior. Amanha terei que pagar esse " permisso" , e depois decidir (nesse cidade h'a a bifurcacao) se vou pelo sul at'e Juchitan de Zaragoza, ou mais pelo centro norte, por Tuxtla Gutierrez. Acho que por esta ultima. Nao recebi  ainda resposta do Marcelo de onde está. Havia previsao de muita chuva por aqui, mas parece que se afastou quando cheguei.

6 comentários:

  1. Bom dia Luis ,o Marcelo está na Guatemala próximo a Cidade da Guatemala ! Sigam com Deus e boa viagem !

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luis, qual é o prazo da saída provisória da Guatemala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Edi. Acho que de 90 dias para retornar(no mínimo de 60 é certo). Optei por saida definitiva, pq não se vou retornar pela A. Central. Se retornar, dou um jeito, que segundo outros sairia um custo de US$ 100,00 (na aduana falei sobre isso e eles não negaram, mas tbm não confirmaram um "jeitinho". O Ferryboat sai de Cartagena somente nas segundas, e é bem mais barato. Optei por avião pela confiança e eficiência na empresa de transporte, e por comodismo. Abç

      Excluir
  3. Estou em tapachula não consegui chegar antes da 5 para pagar o permiso, amanhã cedo vou ver se descubro ninguém sabe informar correto. Se souber me avisa ok pode ser pelo face. Estou indo depois em direção a Laredo e você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Que bom que está vindo bem. Para pegar(e pagar) o permisso da moto tem que ir a HUIXTLA, lá tem uma aduana excepcional. Não tem movimento, super tranquilo. Total de despesa é US$ 400,00 da garantia, US$ 59,00 taxa imigraçao, e US$ 23,00 taxa....Depois de Huixtla, tomei a direçao de Tuxtla Gutierrez(capital do Estado), e usei a via de pedágio(cuotas), é mais rápida e segura. São quase 300 km. Amanha vou somente até Vera Cruz, tambem +- 300 km. Estou indo devagar te esperando. Depois sim, vou mais rápido para Laredo, que me informaram ser uma boa fronteira.

      Excluir
  4. O Marcelo pegou esta chuva hoje, ele está em Tapachula.Parece que te enviou mensagens pelo Face.

    ResponderExcluir