Dakar - Paso San Francisco

quarta-feira, 6 de maio de 2015

dia 8 - Lambayeque/PE a Machala/EQ

Rodamos somente 585 km, mas conseguimos fazer a aduana no Equador. Sa'imos cedo, as 07:00 hs, e chegamos em Machala/EQ as 17:00. Hoje melhorou um pouco a pilotagem, pois dimuniu muito o transito de caminhoes, e nos pueblos foi um pouco mais rapido, melhorando na medida que nos aproximavamos da fronteira do Equador. Passamos por regioes de canaviais, de arroz e extracao de petroleo. Em momentos a paisagem dava um inicio de vegetacao tropical, depois deserto, e colinas que formavam um bom cenario. Depois passamos por  pequenas praias de pescadores, e pelo jeito de muito turismo. Ha varios lugares bacanas, pousadas, bangalos, bem natural e acolhedor. Havia locacao de bugues e quadriciclos, o que significa ter turista(vimos europeus nesses pueblos/praias. Nessas prais o Oceano Pacifico tem suas aguas muito calmas, parecido com Santa Catarina. Muito bonita esse regiao. Chegamos na aduana integralizada entre Peru e Equador, logo depois de Tumbes/PE (quem pode passar por Tumbes e nao se hospedar nela, e melhor, vale a pena ir ate Machala) e fizemos os procedimentos. Resumo: primeiro se vai na fila de sa'ida  do Peru, com os documentos recebidos na entrada e passaporte; depois, na fila ao lado, se faz o ingresso no Equador (pedir antes de entrar na fila nesse guiche, um papel para ser preenchido) e apresentar o passaporte para carimbarem. Depois dessa parte, tem que levar a moto  logo na entrada de quando se chega, para dar saida da moto do Peru, apresentando um documento recebido na entrada, e dai se vai dar entrada da moto no Equador, localizado ao lado de fora desse predio, onde se entrega todos esses documentos, mais passaporte, carteira de motorista e doc. moto, numa minuscula janelinha onde nao se ve nada la dentro, pois tem um vidro escuro que impede. Eles pedem alguns dados, preenhem um documento(que devemos guardar), assinamos, e eles fazem uma vistoria com fotografia da moto. Depois disso, te entregam toda a documentacao... e boa viagem. Essa aduana é organizada e moderna, levamos mais ou menos 1 hora. Impressionante como muda sair do Peru e ingressar no Equador. Sao mais sérios, porem atenciosos, educados e corretos. A moeda oficial deles é ... o dolar. Não precisamos fazer câmbio. As estradas são bem sinalizadas, pista dupla, depois tripla e... quádrupla. Por longos quilometros passamos por plantações de banana. Dificilmente atravessaremos o Equador sem pegar chuva... aqui é clima tropical, quente e úmido. Estamos na cidade de Machala, que fica a 80km da fronteira, muito bonita, organizada, ruas e avenidas de 2, 3 e 4 pistas. Ela possui  muitas praças, todas bem cuidades e orgulho da cidade. Jantamos um filé muito bom, com salada. Amanha tentaremos sair cedo, e chegar o mais proximo de Quito, para depois ir pra Colombia.