Dakar - Paso San Francisco

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dias 77 a 83 - Miami/USA a Campinas/Brasil

Volto a escrever. Dia 14 devolvi o carro alugado, conforme programado, e fiquei no hotel. Nessa terça-feira a aduana solicitou a correção no Conhecimento de Embarque Aéreo, pois deve constar um endereço (meu, como remetente) nos USA. Então corrigiram colocando o endereço da empresa despachante. Esse documento foi VALIDADO pela aduana na quarta-feira, tudo em ordem. A empresa aérea Avianca estava autorizada a transportar já na quinta, conforme agendado. Na quarta à noite peguei o avião em Fort Lauderdale, Flórida, para Campinas, pela Azul. Esse aeroporto consegue ser pior que qualquer um do Brasil. Não há qualquer lancheria do lado de fora, tampouco alguma lojinha de qualquer coisa, devendo-se fazer o check in e já entrar (sair do país, oficialmente) para a área de embarque. Só acontece isso lá, ou talvez num país pequeno da Europa... Também não tem no aeroporto aqueles embaladores de mala, o que me obrigou a passar um fita adesiva colorida(da Disney, que me emprestaram) para "proteger" um pouco a minha maleta da moto. Absurdo! O vôo foi muito tranquilo. Na quinta-feira, de manhã cedo, ao fazer contato com o representante da Cia. no aeroporto de Campinas, me deram a notícia de que a moto não estava no manifesto de quarta-feira, ou seja, não veio. Liguei para Miami, e depois me retornaram dizendo que por um "erro  operacional" da empresa aérea, não embarcaram na quinta, sendo que somente iria no próximo vôo de carga: domingo. A empresa Avianca enviou um documento de "desculpas" pelo inconveniente, como se isso amenizasse a irresponsabilidade dessa empresa aérea. Diante desse quadro, aproveitei para visitar um casal de amigos de Piracicaba - Adalto e Rô -, que fazia muitos anos que não nos víamos. Bem, pelo menos esse "inconveniente" da transportadora me permitiu desfrutar da companhia dos amigos, e sua família, por todos esses dias de espera. É o velho ditado: há males que vem para o bem! Em Piracicaba meus amigos me mantiveram bem ocupado,  cujo tempo passou rapidamente. Domingo à tarde me ligaram do aeroporto confirmando que a moto estava chegando. Hoje de manhã, bem cedo, o Adalto me trouxe até Campinas-aeroporto. A moto está no terminal de cargas. No representante da Avianca retirei os documentos (Conhecimento de Embarque) - deve-se pagar uma taxa de retirada de US$ 35,00 -, e fui imediatamente levar na Receita Federal (prédio ao lado). Mas...sempre tem um mas, a Receita Federal não libera a carga  na hora, pois a BURROcracia deles diz que deve ser agendado a entrega dos documentos, etc. Tentei argumentar, mas sem sucesso, exceto ter pelo menos conseguido agendar para amanhã de manhã. Esse é nosso Brasil! pois seria (espero  que seja) simplesmente conferir a mercadoria, com os documentos apresentados e a minha pessoa física. Nada mais. Enfim, resignado, estou num hotel já próximo à saída para o aeroporto, e amanhã cedo vou fazer prontidão para ser atendido, e liberada a moto.