Dakar - Paso San Francisco

Dakar - Paso San Francisco

terça-feira, 11 de janeiro de 2011






Na noite anterior resolvemos sair de Antofogasta para La Serena, mesmo sabendo da longa distância. O Luis comentou que ouviu que seria uma bela cidade.
Na saída do hotel, conhecemos o gerente Rafael, do Paraná, que quis nos conhecer e dizer que sua esposa , a Tháis é de Lajeado. Muita coincidência. O Luis falou que conhecia o pai e por acaso foi vizinho dele. Também o Rafael deixou a nossa janta como cortesia.
Destaque: é um hotel novo da rede IBIS, muito bom, confortável, excelente atendimento e o preço super acessível. Com toda a certeza é uma ótima recomendação. Aliás, sempre que possível em nossas viagens procuramos a rede de hotéis Ibis/Accord.
Antofagasta tem uma orla muito bonita, toda ela com uma ótima infra-estrutura como bares, pracinhas e local próprio de caminhada. E acompanhada de vários e modernos prédios.
Na saída de Antofogasta em direção à Ruta 5 existem dois postos de combustível, e o próximo será a 230km. Neste posto encontramos o Alberto, motociclista de Santa Maria. Estava sozinho, mas nos falou que a companheira não veio desta vez porque estava de braço quebrado.
A paisagem é constante. É o próprio deserto. A 60km depois de Antofagasta encontramos a Mão do Deserto. Paramos, claro,para registrar esse momento. Conhecer a Mão do Deserto era um de nossos objetivos.
Aos poucos começou a aumentar o movimento de carros e também de motociclistas. É que estávamos indo em direção a Copiapó, local que pela manha teve prova do Dakar.
Em Copiapo estava um fervo devido o encerramento do Dakar. No posto que paramos estava repleto de motos e caminhonetes que presenciaram o evento, e algumas equipes que participaram. Era na realidade a despedida no Chile. O evento continua amanha na Argentina. Estava tão tumultuado que nem os banheiros foram possíveis de ser usados porque faltou água. Entao tivemos que seguir adiante e procurar outro local para fazer pi.
Em Vallenar o Luis abasteceu ate porque faltavam em media 200km para La Serena
Devido as obras para duplicação da Ruta 5 nesse trajeto, tivemos algumas paradas obrigatórias, o que acabou atrasando um pouco a chegada no destino.
Seguindo para La Serena e faltando em torno de 60km, observamos nuvens baixando, parecia frio, ou até a impressão de chuva. Fomos seguindo e o frio começou a aumentar. Na placa dizia Costa Buenos Aires. A temperatura baixou rapidamente. Estejam prevenidos, pois é frio mesmo,k em pleno deserto.
Chegamos por volta de 21 horas, e fomos novamente à procura de hotel. Fomos para a avenida da costa e no terceiro hotel conseguimos vaga, a última.
Um pouco caro, mas valeu a pena, pois era um hotel/club, bem estruturado. A essa altura estávamos com pouco peso chileno, e precisávamos cambiar mais um pouco. Isso faremos amanhã. Hoje rodamos pelo deserto por mais ou menos 900 km, tendo uma temperatura agradável. Esse trajeto não possui atrativos, exceto quando se está na costa do Pacífico, e acho que a parte desértica foi a pior em termos visuais, exceto, também, por umas montanhas avermelhadas. A idéia amanhã é ir até Los Andes. Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário