Dakar - Paso San Francisco

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Coyhaique-CH - 01/01/2012

Dez. Nota dez para hoje! Saí de La Junta às 10:00 hs. e cheguei em Coyhaique (capital da Região) às 18:30 hs. Bom, vou iniciar pelo Reveilon no hotel. Magnífico. Serviram vários tipos de aperitivos com entradas, para depois servir a “ceia”de ano-novo (filé, truta, cordeiro, etc.) regado a vinho (ou qualquer outra bebida que se quisesse). Ao final, o tradicional brinde com espumante. Todos os hóspedes do hotel (11) e mais os donos estavam presentes (franceses, alemãos, argentinos, chilenos e brasileiros). Choveu muito durante a noite (nem percebi nada) e amanheceu com um belíssimo sol, que me acompanhou por todo o trajeto de hoje. As paisagens vão se sucedendo na beleza, nos contrastes entre o verde dos bosques, as montanhas verdes e as com neve no cume, água de rios ou lagos, com o azul do céu. É retórico demais repetir o que se vê nessa natureza ainda intocável. As fotos dão pequena dimensão do que aqui se presencia. Depois de rodados 47 km, chega-se no pueblo Puyuhuapi, o qual tem a infraestrutura básica, com combustível. Esse povoado está à beira de um pequeno lago, é todo florido,limpo, onde se percebe que reina uma paz muito grande. Se soubesse que era assim, teria passado o ano-novo aí, ainda que comemorasse sozinho, pois é muito aconchegante. Quando se está chegando a esse pueblo, tem-se uma vista do alto. Parei para tirar foto e um casal de italianos, numa moto XT, parou também e conversamos um pouco. Quando eu fui verificar se a filmadora da moto estava ligada, me inclinei e a moto foi pra frente: outro tombo bobo pra direita. O rapaz italiano ajudou a levantar a moto, sem problemas. O casal de Paraná estava viajando junto, um pouco mais à frente. Nos separamos na bifurcação que à direita leva a Puerto Aysen (para onde fui, pois queria conhecer), e Coyhaique, para onde o casal Cleverson e Nina passaria para seguir adiante, pois resolveram antecipar a volta.Quando parei numa das tantas subidas de montanha para tirar fotos do visual, apareceu um casal de condor, sendo que consegui captar a foto de um com o uso do zoom. Para quem vier pra estes lados, não achei nada interessante em ir para Puerto Aysen; sem graça. De lá, me dirigi a Coyhaique, onde estou. Em todo o trajeto as condições da Ruta 7 estão entre regular e boa, onde pude desenvolver, com segurança, velocidades maiores (60/70 km/h). Quiçá toda a Carretera Austral fosse assim, ou pelo menos que seja daqui pra frente. Há abastecimento tranqüilo nesse trajeto, mas não há muitos lugares para refeição. A temperatura hoje também ajudou, pois parti com 25 graus, e o máximo ficou em 32 graus. O sol é forte, mas na sombra o vento é um pouco frio. A estrada é firme, merecendo cuidado maior nas curvas (sempre), e em alguns pontos – subindo ou descendo – a Carretera fica estreita e há muitas pedras, mas não soltas, fazendo a moto pular como cabrito. As médias de consumo nestes dias de ripio baixaram entre 10 a 15% do normal. Por isso, se alguém vier com moto que não tem muita autonomia, considere essa diminuição. As marchas que mais se usa é 2 e 3. Segundo informações, esse tempo – sol – é raro se manter como está acontecendo; espero que continue assim. Há muitos lugares onde a paisagem é deslumbrante, mas é difícil de tirar fotos porque a pista é estreita e muitas curvas, o que torna perigoso parar; em outras vezes, dever-se-ia avançar, à pé, por 10/20 metros da estrada para excelentes ângulos, mas sempre abortei, por questão de segurança. Mesmo que esse trajeto de ripio (hoje foram 110 km) estava melhor, em duas oportunidades fui “levado” à lateral da estrada, batendo em galhos. Tenhamos em mente, sempre, que o ripio é traiçoeiro. Depois desses 110 km de ripio, ingressa-se num asfalto muito bom, por 160 km, até chegar em Coyhaique. Se não há aquela beleza mais natural e aventureira que somente o ripio proporciona, e com maior intensidade de rios, lagos e montanhas, há o prazer de pilotar de forma suave, com curvas, passando por entre bosques de pinheiros, tudo com a maior segurança. Obviamente que também há rios, lagos e montanhas. É um verdadeiro relax. No caminho do ripio, mais ou menos 65 km de La Junta, chega-se no acesso ao Vestiqueiro Colgante (uma entradinha de 2.150 metros, estreita, entre matos, bem conservada). Esse Vestiqueiro ( são os gelos milenares que descem a montanha) é muito bonito, e vale todo o pagamento do ingresso no parque(+-US$ 8,00). A cidade de Coyhaique é bem estruturada, bonita, organizada. Toda a cidade é florida, aliás, ROSAS, de diversas cores, em todos (TODOS) os canteiros, jardins, praças, casas. Acho que á cidade das rosas. Estou hospedado numa "cabana", próximo ao centro e da policia carabinera, ao preço (chorado) de US$ 45,00 , sem café. A internet é livre por toda a cidade. Amanhã devo ir até Puerto Tranquilo, e se conseguir ingresso pretendo visitar a Capela dos Mármores (formação de mármore dentro do lago, com labirintos). Depois, não sei pra onde vou. As informações sobre as condições do ripio até Villa O’Higgins são desencontradas, ora dizem que dá para passar, ora que está muito ruim. Vou decidir durante o caminho. Como visto, hoje realmente foi Nota 10!